Rua Augusta, 1492 - loja 21 superior - Consolação - São Paulo - Fone: 11 32840669
 
   
DESTINOS GAYS NACIONAIS
DESTINOS GAYS INTERNACIONAIS
RESORTS
CRUZEIROS
FESTAS E EVENTOS EM SÃO PAULO
EVENTOS E PARADAS GLS
CONHEÇA SÃO PAULO GLS
ENCONTRE ALGUEM PARA VIAJAR
PARCEIROS
COME TO SÃOPAULO  
SPEAK TO US
CONTATO
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
CONHEÇA NOSSO BLOG | DESTINOS GAYS PELO MUNDO CLIQUE AQUI:
 A FRIENDLYTUR ESTÁ ASSOCIADA A:
ABRAT GLS
IATA
IGLTA
 
  - Friendlytur Viagens e Turismo
Voltar para página anterior | Voltar para Home do site |
_Guia GLS de Cidades
_Uruguai GLS
 


A FRIENDLYTUR traz para você um roteiro do melhor turismo GLS no URUGUAI

Recomendamos que você leia o GUIA e veja quanto entretenimento para gays e lésbicas existe em MONTEVIDEO E PUNTA DEL ESTE.

Depois é só clicar em SOLICITAR PACOTES e ver as diversas possibilidades de se conhecer o URUGUAI.

CONHEÇA OS PACOTES PARA O URUGUAI CLIQUE AQUI

TURISMO GAY NO URUGUAI

Você deve se perguntar “Mas o que você vai fazer no Uruguai?”. O destino não é muito comum entre os brasileiros, mas é inesquecível. O Uruguai começa a despontar como um novo destino turístico para gays, devido ao fato da comunidade gay estar se tornando destaque, sobretudo em Montevidéu. Prova disso é o fato do Congresso do Uruguai legalizar a união civil entre casais homossexuais em dezembro de 2007 (foi a primeira lei nacional deste tipo aprovada na América Latina) e também possuir o primeiro monumento na América Latina referente à perseguição nazista a gays e lésbicas no Parque da Diversidade Sexual, localizado na Ciudad Vieja. Só existem quatro no mundo e essa é a segunda a ser construída. Enfim o Uruguai é um excelente destino gay.

Capital do Uruguai com quase a metade da população do país, ou seja, 1,4 milhão de habitantes, possui uma arquitetura charmosa e preservada, é a cidade que tem melhor qualidade de vida na América Latina, e também é a mais arborizada. 97% das pessoas são alfabetizadas.

Sua principal rua, a 18 de Julio, comemora Dia da Independência do Uruguai, está alinhada com parques, monumentos e edifícios no estilo belle époque e art deco..

A Ciudad Vieja é um tradicional bairro possuidor de restaurantes, bares e discotecas. Nenhum é exclusivamente gay, mas todos são gay friendly, especialmente aqueles com vista para o novo Monumento. Durante todo o ano existe muita vitalidade, mas principalmente na época de verão, com destaque para o período do Carnaval.

COMO IR A MONTEVIDEO

De São Paulo, há vôos regulares da Gol, Pluna, TAM MERCOSUL. O Aeroporto Internacional de Carrasco fica a 18 km da cidade - cerca de 20 ou 30 minutos do centro de Montevideo. Há ônibus a cada 15 minutos para o Terminal Tres Cruces, no centro, num trajeto que pode durar até uma hora, já que aqueles têm muitas paradas, e que só aceita dinheiro local.

Táxis comuns (cor preta com capota amarela) custam em torno de dez vezes a tarifa do ônibus, e não fazem ponto no aeroporto; é necessário pegar um de alguém que foi até lá.

Já os táxis especiais (de cor de caramelo) com ponto bem na porta de desembarque custam o dobro do táxi comum ou mais.

PARA IR A BUENOS AIRES...
Você pode ir através de ferry boat a partir da cidade de Colônia do Sacramento, pela empresa Buquebus: www.buquebus.com. Existem dois tipos, o rápido (1h de Colônia a BUE, mais caro e não pode sair pra fora, e o lento que leva 3horas, mais barato e pode sair. A dica é comprar com antecedência pela NET.

COLONIA DEL SACRAMENTO é uma cidade linda, com um espetacular centro histórico de ruas de pedra e museus (em qualquer um deles você pode pagar um ticket com desconto para entrar em todos eles). Mas é possível conhecê-la em poucas horas. Dá pra sair cedo de Montevidéu, andar em Colônia e sair pra Buenos Aires no mesmo dia. O ônibus para Colônia é feito pelas companhias Turil ou COT (maior freqüência para Colônia).

ALÉM DO AGITO GAY...

A Cidade Velha (Ciudad Vieja) é a parte mais turística da cidade e está cheia de bares, pubs, restaurantes e lojas. Aqui é o ponto de início, passe pela Puerta de la Ciudadela (ao sul da praça é a entrada para a rua dos pedestres – Sarandi) e vá a Plaza Independência (no final da avenida 18 de Julio) é a maior da cidade e data de 1836 e tem como monumento principal a Estátua de Artigas.

Na parte de baixo da praça está o mausoléu do político e militar Jose Gervasio Artigas, herói uruguaio.

Ao seu redor estão construções antigas que parecem sair de um filme dos anos 50 como Casa de Gobierno, com um museu. O Palácio Salvo, que atualmente é um prédio de moradias – construído entre 1922 e 1928, já foi o mais alto da América Latina. Ao seu lado está o Palácio Rinaldi.

Um pouco afastado da praça, mas na mesma região está o Teatro Solís. Há visitas guiadas para o teatro. Em frente ao teatro está a Peatonal Bacacay e Peatonal Sarandí, dois calçadões só para pedestres com cafés, restaurantes e lojas.

Seguindo-os chega-se a Plaza Matriz, também chamada de Plaza de La Constituición. É a praça-mãe da cidade, e uma das mais agradáveis também e que aos sábados possui uma pequena feira de antigüidades. Entre esta e a Plaza Independência (na Calle Policia Vieja) está o Monumento à Diversidade Sexual, erguido em fevereiro de 2005, um monolito onde se lê: "Honrar a diversidade é honrar a vida - Montevidéu pelo respeito a todo gênero, identidade e orientação sexual".

Nos arredores da Praça de La Constitucion está o Club Uruguay e a Catedral Metropolitana, uma igreja muito bonita, de estilo neoclássico do final do século XVIII. Do outro lado da praça está o prédio do Cabildo, local onde se jurou a Constituição de 18 de Julho de 1830 e onde está o arquivo e histórico municipal.

Ainda pelo calçadão Sarandí encontra-se o Museu Torres-García (no nº 683) www.torresgarcia.org.uy, um dos pintores uruguaios mais importantes e realizou muitas exposições e conferências sobre a arte construtivista.

Seguindo a Sarandí chega-se à Plaza Zabala, pequena e reservada. Próximo à Praça na Calle Rincón estão Museu Histórico Nacional e a Casa Rivera (casa do primeiro presidente da República)

De lá é possível caminhar até o Mercado Del Puerto, o mais velho mercado de peixes, e agora foi transformado em vários restaurantes informais um ao lado do outro com mesinhas em volta dos churrasqueiros assando as carnes mais deliciosas na sua frente. Você tem que passar uma tarde de sábado lá para comer e beber com os amigos escutando uma música gostosa.

Centro da cidade é representado pela Avenida 18 de Julio (que nasce no Palácio Salvo e vai até o Obelisco, onde começa a chamada Cidade Novíssima), pois passa bem pelo meio da cidade. No decorrer da Avenida existem várias praças para descansar, encontrar alguém ou ficar observando as pessoas. Também estão lá localizados: cinemas, teatros, caixas de saque, cyber cafés, restaurantes e muitos shoppings e lojas.

Na Avenida pode-se visitar:

1. Palácio Legislativo de onde se avista a Torre de Telecomunicaciones, o edifício mais alto do país e símbolo da modernidade.
2. Palácio Heber onde se encontram o Museu Del Gaucho e La Moneda que são dois museus em um único prédio. Há vestimentas de época, obras de arte e moedas desde 1840.
3. Plaza Fabini (logo em frente) que é refúgio das pessoas no meio do dia.
4. Plaza de Cagancha que possui no seu entorno construções importantes como o Ateneo, o Palácio Piria e o Museu Pedagógico.
5. Palácio Santos onde funciona atualmente o Ministério das Relações Exteriores, e que não pode ser visitado.
6. Intendencia Municipal de Montevideo, um belo e imponente prédio, mas o segredo maior se esconde na rua atrás, onde se encontra o Mercado de La Abundancia, um espaço onde se pode encontrar comida boa e barata. Na parte de baixo está o mercado de artesanato, com várias barraquinhas com arte local. Vale a pena pesquisar os preços e o pagamento é realizado em um caixa único, que inclusive aceita cartões de crédito.
7. Obelisco a Los Constituyentes, feito com granito rosado.

Alguns Parques merecem ser visitados, como o Parque Rodó - Punta Carretas (de onde se pode visitar o Museu Nacional de Artes Visuales e o prédio do MERCOSUL) talvez a melhor parte de Montevideo seja a sua orla, chamadas de Ramblas (as avenidas à beira-rio). Sugerimos passear pelo calçadão desde Cordon até o Parque Rodó e Punta Carretas depois. O parque tem um lago com pedalinhos, cursos de golfe e um parque de diversões com montanha russa. Aqui você verá jovens e pessoas mais velhas, passeando e vendo o sol ao longo do calçadão na praia.

Outras opções de passeio são:

Jardim Botânico em El Prado.
Conhecer Palermo - Bairro Sul. Esses bairros são os lugares tradicionais onde a comunidade afro viveu nos famosos "conventillos". Ao longo da Isla de Flores acontece a festa mais popular do Uruguai chamada "Las Llamadas" que ocorre na primeira sexta feira de fevereiro. Mas você ainda pode ver "candomblé" todos os finais de semana nas ruas !
Pocitos, o bairro mais moderno e hippie da cidade onde se encontram os melhores cafés e restaurantes. É onde está um dos maiores shoppings, o Montevideo Shopping.
Zoológico e o Planetário ficam próximos ao Estádio Centenário.
Edifício Liberaij (Julio Herrera y Obes 1182 em Canalones) perto do centro. Este é o edifício onde, em 1965, dois notórios assaltantes de bancos argentinos, abertamente gays encontraram a morte após aterrorizando Argentina e Uruguai durante anos como um “casal gay tipo Bonnie e Clyde”. Fato imortalizado pelo filme argentino sexy 1998 "Plata Quemada".

O que fazer no Uruguai acesse: www.turismo.gub.uy
Site de muitas fotos do Uruguai: http://stonek.com/main2_es.php

DISCO

Aqui as discos são chamadas de Boliches, e existem os gays e gayfriendly. Todos os meninos são lindíssimos, a cidade tem 57% de mulheres, o que significa pencas de mulheres à noite, em todos os lugares.

Os clubes uruguaios funcionam no mesmo esquema de Buenos Aires, abrindo às 2h e indo até 8 da manhã. A cerveja é vendida em garrafas de um litro, ou seja, todos ficam bebendo em garrafas gigantes na pista.

CAIN: Principal clube gay da cidade, é grande com duas pistas imensas (porém entrando em portinhas “secretas” você sai em outros ambientes da casa). Na pista principal, o som é dance antigo. Às 5h começa um electro fortíssimo. Já na pista secundária, os ritmos latinos dominam.

CHUECA: Espaço Cultural e bar Gay Friendly. Com apresentações de drag

IL TEMPO: Pub com música ao vivo.

ESPEJISIMO: é o mais antigo clube gay que abre às 2 horas e vai até as 7 com shows, cantores, comediantes. Música incluída Salsa e Techno. É bem rústico e há também shows e stripers. Jackson 872

ALEXANDER: Plaza Independência, 846

KALÚ DANCE (gayfriendly): Clube de música eletrônica localizado na cidade Vieja. Abre as sextas e sábados após as 23:00 PM, com entrada permitida até às 1:30 AM, indo madrugada afora. Recebe DJs internacionais aos sábados e tem um bar no andar superior. Juan Carlos Gómez, 1323

CENTRAL (gayfriendly): Rondeau y Colonia (ex Cine Central)

BJ BAR (gayfriendly): Soriano 820 entre Florida y Andes.

EL LIVING (gayfriendly): Juan Paullier 1050 esq. Hugo Prato

@CAFÉ (gayfriendly): Bartolomé Mitre 1322

RESTAURANTES E BARES

Na Rua Bartolome Mitre (localizada na Cidade Velha) e nas redondezas você encontrará bares com vários tipos de músicas: salsa, flamenco, rock e tango. Existem mais de 50 bares em algumas quadras apenas.

ESTRECHO CUISINE MODERNE: Cozinha contemporânea na forma de lanchonete, todos os acentos estão num balcão. Decoração elegante e um jazz de muito bom gosto animam o ambiente. Oferece vinhos Uruguaianos. Não aceita cartões de crédito. Peatonal Sarandi 460.

LA PASIONARIA: É um espaço de arte e moda que possui um café / restaurante. Reconquista 587

RISTRETTO CAFÉ: 25 de mayo 263/265

ARCADIA: Localizado no 25º andar do hotel Radisson Montevideo Victoria Plaza Hotel, Plaza Independência 759

LO DE CARLOTA: cozinha internacional. Santiago de Chile 1270

MALAKA RESTAURANT ASIAN: pratos típicos da Indonésia, Malásia, Vietnã, Tailândia, Japão e Índia. Rincon 510

EL LOBIZON: restaurante situado em um antigo casarão; mesinhas, penumbra e música suave fazem dele um local muito interessante.

EL FOGON: oferece carne uruguaia e mariscos. San Jose 1080.

JACINTA – CASA DE COMIDAS: Carlos Gardel 1123 entre G. Ruiz y Paraguay

DON TRIGO PARQUE RODÓ: Av. J. Requena y García esquina com Sarmiento

BAR 62: Esse bar/restaurante fica em um antigo prédio da estação de bonde da linha 62. Bartolomé Mitre, 1322

CAFÉ BACACAY:

LIVING (Pub): Juan Paullier 1050 esquina com Br. España

LA RONDA CAFÉ: Pub e Boliche. Ciudadela 1182

Mixed Ibiza (Rondeau at Uruguay; +598/2/901-7643; Wed-Sun 11 pm-7 am) has something for everyone, gays and lesbians, transgendered folks, and straight guys and girls looking for something different.BAR FUN-FUN: www.baarfunfun.com - visitar Montevideo e não o conhecer pode significar perder um pouco da visita à cidade. Foi fundado em 1895 onde funcionava o Mercado Central. A clientela começou a se formar principalmente devido às principais bebidas do local: el Pegulo e la Uvita. O local também é ponto de encontro para apreciar um bom tango, de quarta a sábado. Calle Ciudadela, 1229

LIVRARIA

LA LUPA LIBROS: BACACAY, 1318

SAUNAS e CINES

KORPUS: Pequena sauna a vapor com sala, sala de TV, camarotes privados, quarto escuro e uma pequena barra de ginástica e espaço. Julio Herera y Obes, 1240

CINE PRIVATE: Smaller gay TV room plus dark room area. sala de TV gay e quarto escuro. Private cabins availableConvención, 1290 de 12hs às 5hs

CINE VALENTINO MOVIE: Gutierrez Ruiz 1286 - 24hs

CINE ATLAS: Uruguay y Rondeau - 24hs

COMPRAS

Feirinha da Plaza Matriz que só funciona no sábado à tarde.

Shopping Punta Carretas, no bairro de mesmo nome e onde funcionava um antigo presídio. O Shopping é muito agradável e os preços são equivalentes aos do Brasil. Artigos para o frio são mais baratos.

Feira de Villa Biarritz, em Punta Carretas/Pocitos, que funciona só no sábado e no domingo pela manhã.

Avenida 18 de Julio é o melhor lugar para comprar lembrancinhas básicas, como camiseta, artesanato, imãs de geladeira, etc. Destacamos O Mercado de los Artesanos, o lugar certo para comprar souvenirs e que está localizado na Plaza Cagancha.

Shopping de Montevidéu, localizado na Avenida Dr. Luis A. de Herrera. A sua frente, está uma praia para você relaxar ou até jogar um pouco de futebol. o Punta Carretas é bem mais agradável, apesar de menor.

A feira mais famosa, meio "hippie" acontece aos domingos na Rua Tristan Narvaja. Se assegure de ir mais cedo, geralmente antes do meio dia, porque caso contrário, você não encontrará muitas coisas de qualidade para comprar, e também porque a feira estará muito cheia.

Se você gosta de arquitetura, vá até o bairro Gordon porque vale à pena, pois o mesmo possui muitas casas, três ruas alinhadas e muitas lojas de antiguidades. Fica perto do centro e você pode seguir alguma das ruas até o calçadão com vista para o mar.

A CAMINHO DO GLAMOUR DE PUNTA DEL LESTE

Punta Del Este oferece um visual de praias fascinantes e que há décadas é sinônimo de luxo e também de tolerância, o que possibilita a comunidade gay se sentir à vontade em bares, baladas e nas areias de La Barra e da Praia Chihuahua.

Para se ir de ônibus, dirija-se ao Terminal Três Cruces, um luxo só em matéria de terminal rodoviário. O ônibus da companhia COT faz o percurso em pouco de duas horas.

Mas o bom mesmo é alugar um carro em Montevideo (Punta Del Leste fica cerca de 140 km de Montevidéu) e fazer algumas paradas pelo caminho como em Piriápolis, após 100 km de estrada boa e tranqüila. Uma cidade que nasceu da lenda do alquimista Francisco Piria, um rico proprietário de terras que praticava a alquimia e gerou várias histórias interessantes. Vale uma visita no museu que antes era a sua residência. Na Rambla de Los Argentinos, na entrada da cidadezinha, existe um posto de informações. Reserve pelo menos algumas horas do dia para apreciar o local. Piriápolis é uma cidade muito agradável, pequena e interessante, com alguns pontos de destaque como o Cerro Santo Antonio, pode-se subir de teleférico ou carro, lá de cima vê-se toda a cidade e o lindo mar. No topo há uma lojinha e uma pequena capela com a imagem do santo que dá nome ao local. Também vale a pena conhecer Punta Fria, a região com restaurantes mais aconchegantes e gostosos. Vá também conhecer o SOS Rescate Marino, localizado logo após a Playa San Francisco, em direção à Punta Colorada, onde os animais são recuperados (contaminação com óleo, machucados pelos barcos, doentes) antes de serem soltos novamente na natureza.

Chegando em Punta você vai entender porque alguns “luxuosos” encontram sempre razões para ir a Punta (intimo não?). Para estar na praia e refestelar-se nas espreguiçadeiras dos bares à beira-mar (a maioria gay-friendly ou aproveitar para ficar olhando os lindos homens que trabalham nos cassinos (destaque para o Conrad Cassino, o cassino mais famoso da cidade), fazer compras no Punta Del Este Shopping Center, provar a gastronomia local e até mesmo apreciar a impecável arquitetura de seus edifícios e mansões sem muros ou grades.

As praias que estão divididas em duas: Praia Mansa, a mais movimentada, que começa em Punta Ballena e termina no centro da cidade. Possui mar tranqüilo e um calçadão urbanizado, onde vez e meia rola uma paquera entre os atletas de fim de semana. De dia ou de noite, nas proximidades dos arbustos, sempre é possível conhecer alguém por ali.

E Praia Brava, a famosa praia com a escultura da mão que emerge da areia do artista chileno Mario Irrazábal, com suas ondas fortes e nenhum calçadão. Menos badalada, tem construções modernistas de arquitetura invejável. É legal passear de carro e ver tudo. Vai desde o centro de Punta até o descolado núcleo comercial de La Barra, onde está a maioria dos bares e restaurantes em que o clima gay-friendly predomina.

Puente Leonel Vieira, mais conhecida como Ponte Ondulante, que tem o estranho formato de "m" dá acesso a La Barra, o ponto mais movimentado e badalado de Punta del Este. De La Barra pode-se ir ao Museu Del Mar, a cerca de um quilômetro da ponte, de onde já se vê placas para chegar até lá. Um lugar grande e muito bem conservado.

A Praia Chihuahua são dois kilômetros de areia branca onde se pratica naturismo no Uruguai, logo.... é o trecho de areia com a maior concentração de gays e lésbicas de Punta del Este. Identificada por uma discreta placa na beira da estrada principal de Punta, a entrada da Chihuahua está entre Punta Ballena e o aeroporto, cerca de seis quilômetros a oeste do centro comercial da cidade. A infra-estrutura local restringe-se a um quiosque, com lanchonete e posto de salva-vidas, ao redor do qual acontece toda ferveção e pra quem conhece a praia de Galetas em Florianópolis, sabe então o que pode acontecer.... Só tem público de dezembro a fevereiro (por conta do clima).

Outras atividades turísticas que você pode fazer são:

Caminhar pela rambla dos dois lados da península. Passar pela Puerto de Nuestra Señora de La Candelária, de onde se observam leões marinhos. Visitar o farol que está localizado na Calle 2 de Febrero.

Para mais informações de Punta acesse: www.guiapuntadeleste.com

DISCO

Em pelo menos uma quadra de Punta Del Este a noite não tem hora para terminar. O Puerto de Punta oferece uma fileira de resto-bares para quem quer ver e ser visto sem se preocupar com o toque de recolher que impera às 2h nos bares da Barra. Ali os estabelecimentos abrem ao meio-dia e invadem a madrugada. Só fecham para limpeza.

O MOBY DICK reúne um público de faixa etária mais elástica, está sempre lotado, é um aperto só. Vive-se uma verdadeira maratona para chegar ao balcão e se fazer ouvir pelos atendentes. Quem consegue passar da porta, dança rock and roll numa minúscula pista de dança - sem pressa de ir embora.

MERCURY: funciona todos os dias do ano, da 1h da madrugada até as 6h da manhã. Localizado na principal rua de comércio do centro da cidade, é um lugar pequeno que se restringe a uma pista de dança ao redor de um bar. Gorlero, 1045

KRONOS DANCE: Boate pequena, mas muito bonita

NOS ARREDORES DE PUNTA

Saia de carro sentido Chuí (a estrada é boa e cerca de 120 km) e vá em direção a Cabo Polônio. Lá é preciso deixar o carro estacionado porque só os 4X4 fazem o trajeto. O percurso dura por volta de 30 minutos. No lugar, não há muito que se fazer apenas contemplar. E a verdade é que somente contemplar aquele lugar é maravilhoso, e exótico e por isso mesmo incrível.

Daqui pode-se seguir para La Paloma, linda, pequena e aconchegante, com vários restaurantes em volta da rua principal.

Uma outra opção é ir assistir ao famoso pôr-do-sol na Casa Pueblo em Portezuelo pegando-se um táxi desde Punta. Localizada na Ruta Panorámica em Punta Ballena, este local é uma enorme escultura criada e habitada pelo artista plástico Carlos Páez Vilaró, reconhecida mundialmente pela audácia de suas formas e fincada nas falésias junto ao mar. Milhares de visitantes percorrem anualmente as salas desse museu onde são exibidas pinturas, cerâmicas e esculturas do artista uruguaio. No final da tarde existe a cerimônia do sol, considerado um espetáculo natural incrível, acompanhado da citação de um poema de Pablo Neruda.

SITES DE INTERESSE GAY DO URUGUAI

Site do festival gay de cinema: www.llamaleh.org

Site da revista gay do Uruguai: www.hachemagazine.com

Site do roteiro cultural de Montevidéu: www.guiadelocio.com.uy

Site dos ursos uruguaios: www.uruguayosos.com

Site para lésbicas no Uruguai: http://relatoslesbicos.homestead.com

Site de time de futebol GLS do Uruguai: www.uruguayceleste.com.uy/html/index2.html

Site da rádio gay do Uruguai: www.bulofm.com

Site de encontros em Montevideo: http://gay.matchmaker.com/mm/gay-personals/uruguay-montevideo.htm

Sites gays de Montevideo:
www.uruguayfriendly.com/notas.htm
www.gay-uruguay.com
http://gays.deuruguay.net/index.php?option=com_wrapper&Itemid=49

Mapa gay do Uruguai: www.friendlymap.com.uy

Blog gay de Montevidéu: http://uruguaydiverso.blogspot.com

SOBREVIVENDO NO URUGUAI

1. A tomada de força em Montevidéu é de 3 pinos em diagonal, leve adaptadores

2. Algo típico para comer são os alfajores.

3. O horário típico de jantar dos uruguaios é entre 22h e 23h.

4. A gorjeta (ou propina, em espanhol) normalmente não é cobrada na conta, mas é esperada. Não necessariamente 10%, mas um valor fixo que seja condizente com o local.

5. A taxa de embarque no aeroporto é paga diretamente em um quiosque no meio do terminal e não na compra do bilhete aéreo. Sem o comprovante dessa taxa você não tem acesso à sala de embarque.

6. O Real é aceito em muitos estabelecimentos, basta apenas ficar atento ao câmbio praticado no local. O Dólar também é aceito e trocado com facilidade. Troque dinheiro no aeroporto apenas o suficiente para chegar à cidade (uns USD 25), onde o câmbio é de 10 a 15% menor. Na Avenida 18 de Julio há inúmeras casas, algumas funcionando até as 20h.

7. Aos sábados e domingos acontece a maior parte da atividade cultural e turística da cidade.

8. No Mercado Central recomenda-se o Maestranza que fica dentro do mercado e o seu filé de vacio – fraldão.

9. Algumas comidas que você pode experimentar:
Gramajo = Um ninho de batatas fritas meio molengas servidas com presunto, ovo, cebola e mais ingredientes.
Chivito = o carro chefe da culinária “alternativa” Uruguaia. Uma espécie de X - tudo com carne de filé, presunto, queijo, ovo, alface, tomate e mais outro monte de coisa.

 
 
Voltar para página anterior
 

Seu canal de Notícias com a Friendlytur
 
Confira os acontecimentos culturais em São Paulo.
Copyright © 2007 Friendlytur Viagens e Turismo - Todos os direitos reservados